Como podemos explicar a antropologia como ciência?

Tal ciência, entretanto, tem em outras ciências o auxilio necessário para compreender melhor os fenômenos estudados. Um exemplo é o da Arqueologia, que, como ciência auxiliar, dedica-se às condições de existência de sociedades desaparecidas, o que é de suma importância para compreender as sociedades mais primitivas. Outros exemplos são a Psicologia, a Biologia, e demais ciências que tenham por objeto de estudo o homem.

Anuncio ret grande Ninja


Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1970), o conhecimento antropológico passa necessariamente por duas fases que lhe antecedem: a etnografia, que corresponde ao trabalho de campo ou aos primeiros estágios da pesquisa como a observação e a descrição, e a etnologia, ou “um primeiro passo em direção à síntese”, ou em outras palavras, o estudo analítico e comparativo das culturas. A Antropologia, último estágio desse processo, seria a conclusão geral, ou o conhecimento construído, que por sua vez tem na etnografia e na etnologia os respaldos necessários.


O que é antropologia da cultura ou social?

Antropologia cultural ou social trata do desenvolvimento das sociedades humanas e atêm-se à organização social, política e cultural do homem, bem como os seus comportamentos, à origem de sua realização, seus costumes e seus símbolos. Os antropólogos dessa área têm como alguns de seus objetos de estudo, a linguagem contida muitas vezes em poesias, canções, mitos, lendas, provérbios, desenhos, documentos e na própria oralidade.


O que é antropologia física ou biológica?

Antropologia física ou biológica se dedica aos aspectos genéticos e biológicos do homem e procura desvendar as diferenças raciais e étnicas, a origem e a evolução da humanidade. Os antropólogos dessa corrente têm como algumas de suas fontes de estudo os fósseis e os comportamentos dos primatas.


EmoticonEmoticon