A Antropologia é uma ciência complexa e muito importante para a sociedade atual, existem algumas principais visões que ajudam a entender melhor o objeto de estudo da antropologia. 


Qual é o objeto de estudo da antropologia?

A antropologia filosófica tem como objeto de estudo a origem, a natureza e o destino do homem, bem como o seu lugar no universo.


Quais são as principais visões antropológicas?

Escola Evolucionista: Para os evolucionistas era prática comum analisar os fatos isoladamente ou mesmo por meio da comparação com outros fatos. Para eles os costumes eram vistos isoladamente e como fruto de um processo histórico de evolução da humanidade que necessariamente desembocaria na sociedade europeia considerada por eles a mais evoluída.

Escola funcionalista: Prioriza a cultura como totalidade e interessa-se pelas Instituições e suas funções para a manutenção da totalidade cultural. É nessa escola, diferentemente do evolucionismo, que o contexto é peça fundamental para entendermos os costumes.


Culturalismo: dá ênfase à construção e identificação de padrões culturais ou estilos de cultura, o chamado ethos. Para essa corrente da Antropologia a cultura impõe um modo específico de pensamento e comportamento aos homens nela inseridos. Em outras palavras é a cultura que determina a maneira de pensar, agir e interagir dos indivíduos.

Antropologia Interpretativa: Oferece uma nova interpretação antropológica, baseada na leitura da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura.

Antropologia Crítica: Os quais entendem a Antropologia como experimentação, a cultura como processo que incorpora outras manifestações culturais e a Etnografia como uma representação dessa variedade cultural.


EmoticonEmoticon